Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Depoimentos » Depoimento de Luisa Bergmann - 38 anos - Consultora Técnica Legislativa na Assembléia Legislativa do RS

Depoimento de Luisa Bergmann - 38 anos - Consultora Técnica Legislativa na Assembléia Legislativa do RS

Atualmente Luisa é consultora técnica concursada da Assembléia Legislativa do RS

Desde que nasci em 1970 as pessoas me contam que sou guerreira. Doenças devido à prematuridade do parto e medicamento me causaram uma perda auditiva bilateral severa à profunda.

A família sempre buscou me incentivar para a aprendizagem e independência.

Estudei em escolas regulares, sendo que a inclusão se deu de forma adequada, de modo que os professores que tive estiveram atentos a minha aprendizagem.

Uma e outra dificuldade foram superadas com ajuda dos colegas, e é assim até hoje, na faculdade. Sou formada em psicologia e em início de 2010 me formarei em Direito pela PUC RS.

Agradeço a escolha acertada que meus pais fizeram de me colocar em escolas regulares.

Sou defensora do oralismo por experiência própria e também por conhecer pessoas adultas em outras regiões do Brasil que, inclusive com surdez profunda, apresentam uma boa comunicação oral. Sendo assim, penso que se alguém consegue, outros também podem conseguir!

Discordo totalmente do discurso de que pessoas sem recursos não têm oportunidade de investir em especialistas para a aquisição da fala, a começar pela existência da Faders como um centro de referência para tratamento fonoaudiológico. Mas é claro, os especialistas são coadjuvantes desse processo todo em que o centro é a família!

Atualmente trabalho como Consultora Técnica Legislativa na Assembléia Legislativa do Estado do RS, gosto muito do trabalho que faço e sempre que possível procuro aprimorar a legislação em prol das pessoas com deficiência. Colaboro seguidamente com a Faders sempre divulgando normas relativas aos direitos das pessoas com deficiência. Participei na elaboração do projeto de Lei que consolida as leis estaduais referentes a pessoas com deficiência.

Outro plano é o de fazer uma pós-graduação em Direito Sanitário ou Direito da Saúde com pesquisas voltadas a minha atual preocupação que é o compromisso constitucional do Estado para com a saúde e a prevenção primária das deficiências, mais estritamente relacionada ao parto, uma vez que a reabilitação já está "mais avançada" em termos de políticas públicas de saúde em relação à prevenção. Inclusive foi este o tema da minha monografia de conclusão de curso de Direito.



Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.