Você está em: Página Principal » Depoimentos » A superação da Instrutora de Libras da Faders, Janaína Pereira Claudio
A superação da Instrutora de Libras da Faders, Janaína Pereira Claudio
Entrevista:
"A apresentação do trabalho foi um marco histórico para comunidade surda"
Diagnosticada surda aos dois meses de idade, Janaína é exemplo de superação. Instrutora de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ela já alfabetizou mais de 500 pessoas, entre surdos e ouvintes. Além disso, acaba de se tornar Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o tema Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - Prolibras: representações sobre uso e ensino da Libras.
Todo o processo da dissertação é comentado pela instrutora na entrevista concedida à imprensa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS). Além de comentar os desafios do trabalho, ela fala sobre a emoção de superar a deficiência.
Imprensa SJDS - Como escolheu o tema de sua dissertação de mestrado?
O Exame Nacional de Proficiência em Libras tem sido uma das discussões atuais que circula na comunidade surda e esse fato me incentivou para pesquisar.
Imprensa SJDS - Como foi o desenvolvimento da pesquisa?
O desenvolvimento da pesquisa deu-se em duas partes principais. A primeira foi traduzir e analisar as questões dos exames pelos vídeos e discutir as informações disponíveis nas páginas dos sites de Prolibras e nos editais publicados pela internet. A segunda foi entrevistar os candidatos durante quatros anos (2006 - 2009).
Imprensa SJDS - Como foi a apresentação de seu trabalho perante a banca?
A apresentação do trabalho foi um marco histórico para comunidade surda, professores, amigos e familiares. As palavras saíram pelas minhas mãos como os sopros do vento que buscam a visão do Prolibras. Com muitas perguntas e respostas positivas, a banca me indicou como uma aluna dedicada e com garra e vontade de estudar. Logo, a minha orientadora se levantou e disse "aprovada". Foi uma emoção forte em todo o meu corpo e uma grande felicidade!
Imprensa SJDS - A deficiência auditiva em algum momento dificultou a elaboração de sua dissertação de mestrado?
A minha surdez não atrapalhou meus estudos e a elaboração da dissertação de mestrado. Desde pequena, meus pais me educaram com leituras diárias, como livros, jornais e revistas. Desta forma, pude entender como se escreve e como se lê na língua portuguesa, sabendo que é a minha segunda língua.
Imprensa SJDS - Quanto tempo você levou para elaborar o projeto?
O projeto levou um ano para ser elaborado, mas lembro que precisei trocar o tema depois em seis meses, quando faltava pouco tempo para apresentar o projeto. Foi uma corrida, mas consegui.
Imprensa SJDS - A linguagem de Libras é universal? Um brasileiro consegue se comunicar com um inglês através das Libras?
Libras não é universal. É uma língua usada para a comunicação entre surdos no Brasil. Os sinais em Libras são diferentes dos da Língua de Sinais Americana (ASL). É como quando uma pessoa vai morar em outro país precisa aprender em outra língua; a mesma coisa em Libras.
Imprensa SJDS - Você contou com a ajuda de familiares ou colegas?
A ajuda de familiares e colegas foi o amor e a paciência nas horas que eu precisava estudar, digitar, pesquisar e em outros momentos difíceis.
* Entrevista concedida a assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social - SJDS