Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Mini Curso de Formação Pedagógica em Paradesporto Escolar foi realizado no Litoral Norte

17/04/2017

O ginásio municipal de Mostardas sediou, entre os dias 10 e 12 de abril, o Mini Curso de Formação Pedagógica em Paradesporto Escolar. A capacitação, realizada pela Faders Acessibilidade e Inclusão, visou passar para os participantes um ensino mais humano, respeitando a diversidade, resolvendo situações novas, aplicando conhecimentos e possibilitando a convivência e o reconhecimento em todas as suas dimensões. A atividade foi voltada para professores da rede municipal e estadual de ensino dos municípios do Litoral Norte. Estiveram presentes representantes de escolas de Mostardas, Tavares, Palmares do Sul e Osório.

A primeira parte do curso foi teórica, integrando ações do Núcleo Estadual de Paradesporto da Faders Acessibilidade e Inclusão. O grupo é composto por membros representando o Estado, municípios, associações, entidades, atletas e sociedade, também estabelecendo objetivos, metas e meios para o desenvolvimento ordenado, priorizando o acesso às práticas esportivas as pessoas com deficiência.

Posteriormente, foram realizadas atividades das modalidades Voleibol sentado, bocha paralímpica, goallball, futebol de cinco e atletismo. Também foi montado um circuito do Dia do Movimento Paralímpico Escolar.

O presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, destacou a importância do curso para a formação dos jovens. “A Faders tem dedicado atenção ao paradesporto. Ele é a porta de saída para as pessoas com deficiência, que ficam retraídas e tem no esporte o estímulo para se movimentar e desenvolver habilidades. Com isso, elas colhem benefícios para a saúde e ainda conseguem se socializar. Esse processo, quando iniciado na infância, é incorporado para a vida da pessoa”, disse Bakof.

Fonte: ASCOM/Faders Acessibilidade e Inclusão