Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » ExpoTAI contará com programação paradesportiva

ExpoTAI contará com programação paradesportiva


12/07/2017

Entre os dias 25 e 27 de agosto o Centro Humanístico Vida, na zona norte de Porto Alegre, sediará a 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão, a ExpoTAI. O evento, promovido pela Faders Acessibilidade e Inclusão, fará parte da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2017.


Na manhã desta terça-feira (11), a Faders e entidades apoiadoras da exposição se reuniram no Centro Humanístico Vida para dialogar sobre a programação de atividades paradesportivas que será oferecida para a comunidade das pessoas com deficiência ao longo dos três dias da ExpoTAI. As partes destacaram a relevância do paradesporto como movimento para a inclusão e conversaram sobre a programação do evento. Posteriormente, as entidades presentes fizeram uma ampla amostragem sobre as ações praticadas e planejadas para os próximos meses.

Durante o encontro, o presidente da fundação, Roque Bakof, apresentou uma série de ideias que estão sendo pensadas para o evento. Além disso, ele abordou a importância de gerar convivência, um dos grandes objetivos da exposição. “Queremos voltar os olhos da sociedade gaúcha aqui para a ExpoTAI, buscando uma troca de conhecimentos entre a população e os expositores. Este será um grande momento de participação e convivência de todas as pessoas, no sentido de entender que o conceito de acessibilidade e inclusão diz respeito a um princípio de evolução civilizatória”, disse Bakof.

A técnica e representante do Núcleo Estadual do Paradesporto da Faders, Cláudia Alfama, passou o relato sobre a sua participação no 1º Seminário Internacional Paralímpico Escolar, realizado em São Paulo na última semana. Segundo ela, 'o Rio Grande do Sul está no caminho certo em relação ao incentivo e a prática do paradesporto'.

O representante da Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências (ASASEPODE), Guacir de Llano Bueno, elogiou a Faders Acessibilidade e Inclusão não só pela realização da ExpoTAI, mas também por estar organizando o paradesporto no estado. “Os eventos paradesportivos que serão realizados nesses três dias e a convivência entre os atletas e os dirigentes das associações serão um marco para o paradesporto gaúcho”, afirmou. Já o representante da Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (ADEFIL), Marquinho Lang, destacou que o esporte é uma das coisas que fazem a pessoa com deficiência mudar de vida e, por isso, merece atenção especial.

Também presente na reunião, o nadador paralímpico Gabriel Feiten se colocou a disposição para divulgar o evento e falar sobre a prática da natação, salientando que também é praticante de handbike.

Manifestaram o seu entusiasmo e firmaram participação na programação paradesportiva da ExpoTAI os representantes das seguintes entidades: Acergs; Agafuc; AGAAHSD; Apae Viamão; Associação Esporte+; Laqua-UCS; APDAF; Brigada Militar; e APABB.


Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.