Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders promoverá evento internacional sobre altas habilidades

Faders promoverá evento internacional sobre altas habilidades

17/07/2017

A Faders Acessibilidade e Inclusão está preparando a realização de um evento internacional, em Santana do Livramento, para debater sobre altas habilidades. O assunto, na visão do presidente Roque Bakof, deve ser cada vez mais colocado na consciência da população. “O objetivo da fundação tem sido colocar a temática altas habilidades no contexto da comunidade, especialmente dos profissionais da educação e da área da saúde. Nossa proposta é expandir o tema, por isso temos realizado oficinas e fóruns temáticos nas interiorizações que desenvolvemos pelo estado, onde participam os gestores municipais, profissionais da área da educação e as coordenadorias regionais de educação, tendo a oportunidade de debater este conceito e as suas repercussões, favorecendo a consciência não só no contexto educacional, mas para a sociedade como um todo”, disse Bakof.

Para tratar sobre a organização do evento, a diretora técnica da Faders Acessibilidade e Inclusão, Marilu Mourão Pereira, recebeu na tarde da última quinta-feira (13) a professora Marli Deuner, vice-presidente da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação – AGAAHSD, e a técnica da Faders Larice Bonato Germani, que atua na área das altas habilidades do Serviço de Educação, Capacitação e Ajudas Técnicas – Secat, uma das unidades de referência da fundação.

A diretora técnica Marilu Mourão Pereira destacou que o assunto precisa ser mais conversado com a sociedade. “ A temática das altas habilidades necessita ser melhor trabalhada, pois ainda gera muitas dúvidas na população”, afirmou. Já a professora Marli Deuner externou a importância de a população entender mais sobre o tema. “Normalmente as deficiências são perceptíveis, mas as altas habilidades não são. Então precisamos qualificar e fazer as pessoas entenderem mais desta temática”, disse.

Ao fim da reunião as partes ainda falaram sobre as altas habilidades e a superdotação no ambiente escolar, alertando para a importância da melhor preparação de professores para lidar com o assunto.

O evento internacional sobre altas habilidades, em Santana do Livramento, ocorrerá no dia 12 de setembro, contando com a participação de professores e profissionais de Brasil, Argentina e Uruguai.

Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão