Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Sexta-feira marcará o Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência

Sexta-feira marcará o Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência


28/09/2017
A Faders Acessibilidade e Inclusão apoiará as atividades relacionadas ao Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS, que ocorrerão nesta sexta-feira, 29 de setembro. O evento abrangerá 71 municípios do Rio Grande do Sul, possibilitando entrevistas e seleções de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS, além de atividades de orientação profissional e previdenciária.

Para o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, “o Dia D objetiva promover uma consciência de inclusão e igualdade, além de quebrar paradigmas no que tange à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

As atividades do Dia D ocorrerão nas Agência FGTAS/Sine, das 9h às 17h. OS locaIS atenderão, normalmente, todos os trabalhadores que necessitarem dos serviços de intermediação de mão de obra e de encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O evento é promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e objetiva aproximar empregadores e trabalhadores. As Agências FGTAS/SINE realizam, diariamente, a captação de vagas e a intermediação de mão de obra de Pessoas com Deficiência, mas, no Dia D, esse público será atendido com exclusividade. O dia D será realizado nas dependências das Agências FGTAS/Sine participantes.

Para se candidatar às oportunidades de emprego do Dia D, os trabalhadores devem comparecer ao evento com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Já os empregadores interessados em contratar trabalhadores com deficiência ou reabilitados do INSS podem disponibilizar vagas no evento, através do site:http://www.fgtas.rs.gov.br/captacao-de-vagas. Os endereços e telefones de contato das Agências FGTAS/Sine também estão disponíveis no site: http://www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

A contratação de Pessoas com Deficiência está prevista na Lei de Cotas (8.213/91), implantada em 1999, pelo Decreto 3.298. A legislação estabelece a reserva de vagas de emprego, em empresas com 100 ou mais funcionários, para pessoas com deficiência ou que sofreram acidente de trabalho, beneficiárias da Previdência Social (reabilitadas). As cotas variam de 2% a 5%, conforme o número de colaboradores da companhia.

Agências FGTAS/Sine participantes

O evento será realizado nas Agências FGTAS/Sine de 71 municípios gaúchos: Alegrete, Arroio do Meio, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Frederico Westphalen, Garibaldi, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Hartz, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre (Agências FGTAS/Sine Azenha e Centro), Rio Grande, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Taquara, Teutônia, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Três de Maio, Triunfo, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.



Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.