Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Fórum permanente da Faders reúne centenas de pessoas em Santa Maria

Fórum permanente da Faders reúne centenas de pessoas em Santa Maria

11/10/2017
Altas Habilidades, Acessibilidade Arquitetônica, Paradesporto, Trabalho e Empreendedorismo, foram os temas do 155º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, realizado pela Faders- Acessibilidade e Inclusão, na última terça-feira (10), no Centro universitário Franciscano, em Santa Maria. O principal objetivo do fórum é Fortalecer ações para a acessibilidade e inclusão social através de Políticas Públicas.

O presidente da Faders, Roque Bakof e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom realizaram a abertura oficial do evento. Na ocasião, os participantes assistiram a apresentação da banda de música da Escola Antônio Francisco Lisboa.

Para Bakof, o fórum busca trabalhar, para além do diagnóstico dos municípios e das necessidades de políticas públicas para a área, a consciência, a respeito da inclusão, em cada um dos indivíduos. “Esse é um momento de construção, em que queremos colocar em evidência os princípios da acessibilidade. A inclusão não é um favor para as pessoas com deficiência, é um valor comportamental para a sociedade. Trabalhando aqui, visamos incluir a todos”, destacou.

Participaram do evento, a diretora técnica da Faders, Marilú Mourão Pereira, a vereadora Luci – Tia da Moto, que representou a Câmara de Vereadores; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Maria (Comdepedesma), Adriana Fagundes; o prefeito de Toropi, Lauro Scherer, que representou os demais prefeitos da AM-Centro; a coordenadora do curso de Serviço Social da Unifra, Carin Kaefir; e as secretárias de Educação e Saúde de Santa Maria, Lucia Madruga e Liliane Mello Duarte, a representante da 4° Coordenadoria Regional de Saúde, Aniele Schemmer, a assessora pedagógica da 8° Coordenadoria Regional de Educação, Maiandra Pavancelo e o auditor do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS, Cezar Araujo da Rosa.

Representantes de alguns municípios como, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Jari, Julio de Castilhos, Mata, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Santa Maria, São Francisco de Assis, São João do Polêsune, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul, também estiveram presentes.

Fonte: ASCOM/Faders Acessibilidade e Inclusão / Com informações do site da Prefeitura de Santa Maria