Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Cartilha da Faders sobre o ‘universo’ das pessoas com deficiência ganha versão acessível

Cartilha da Faders sobre o ‘universo’ das pessoas com deficiência ganha versão acessível


09/01/2018

Quem acessa o site da Faders diariamente, sabe que um dos links permanentes – situado à direita, na página inicial – é a cartilha “Atitudes que fazem a diferença com pessoas com deficiência - Garantir os Direitos Humanos é o caminho para a inclusão”. Produzida em 2013 pela fundação, a publicação traz informações sobre direitos das pessoas com deficiência, legislação, tipos de acessibilidades, tecnologia assistiva, estatísticas, tipos de deficiências, e fornece dicas sobre atitudes que podem fazer a diferença por um mundo com mais acessibilidade e inclusão.


Todo este conteúdo acaba de ser disponibilizado em formato de áudio, produzido por Emanuel Noimann, consultor em tecnologias assistivas da Faders. Ele diz que, ao se produzir esse tipo de material, pessoas cegas ou com baixa visão são incluídas. Estas pessoas, que estão acostumadas à voz sintetizada, aproveitam muito bem as informações. No entanto, o audiobook serve para qualquer pessoa que prefira acessar conteúdos em áudio. Para transformar a cartilha, Noimann usou voz sintetizada e um software livre para possibilitar a conversão do texto em mp3.

“Foi feito esse formato porque com a gravação dos áudios em mp3 a pessoa pode usar em qualquer lugar, em um pendrive, no carro, no som ou em qualquer aparelho que reproduza esse formato. Além disso, a pessoa não precisa ficar atrelada a um computador ou a um telefone para ter acesso à cartilha. A grande importância desse trabalho é facilitar esse acesso”, disse.

A diretora técnica da Faders, Marilú Mourão Pereira, acredita que a publicação contribui para que todas as pessoas possam conhecer os conceitos sobre acessibilidade, terminologias, tecnologias assistivas e principalmente, para que a sociedade saiba sobre abordagens às pessoas com deficiência.

“Uma abordagem com respeito e ética, acima de tudo, deve ser sistematicamente incentivada para que todos possam respeitar as diferenças”, disse Marilú.

Para a diretora técnica, o tema é imprescindível para garantir a inclusão e eliminar as barreiras atitudinais, o que ajuda na evolução de uma sociedade inclusiva fazendo com que as pessoas com deficiência possam sair da invisibilidade. “A conscientização de uma sociedade leva a uma mudança de comportamento tornando esta mais justa e com menos preconceito”, refletiu.

Para conhecer a cartilha, clique aqui: https://goo.gl/483NfX

Para baixar o audiobook, clique aqui: https://goo.gl/zW38vP


Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.