Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders participa de blitz da acessibilidade

Faders participa de blitz da acessibilidade

06/02/2018

Diversos agentes públicos e do terceiro setor se reuniram na manhã desta terça-feira (6), numa visita técnica à Av. Osvaldo Aranha, em Porto Alegre, para avaliar as condições de acessibilidade das paradas de ônibus e dos corredores de travessia de pedestres.

Durante uma caminhada de cerca de dois quilômetros – entre os pontos turísticos Instituto de Educação e auditório Araújo Vianna – o grupo, composto de quatro pessoas com deficiência visual e duas pessoas com deficiência física, usuários de cadeiras de rodas, apontou inúmeros problemas: piso podotátil que se confunde com piso de brita e foge às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); ausência de um padrão de acessibilidade nas paradas de ônibus; pisos direcionais que não dirigem a lugar algum; falta de sinalização para pessoas com baixa visão perceberem que terminou a calçada e começou a rua; e, o mais emblemático dos obstáculos encontrados, uma barreira de concreto, pintado de amarelo, logo após uma faixa de pedestres.

Ao final da caminhada, na esquina da Gen. João Telles com a Av. Osvaldo Aranha, o grupo apresentou um relatório oral aos representantes da prefeitura. “Muita coisa precisa ser refeita. Vamos acolher o relatório de vocês e rever toda a avenida”, disse Gabriel Alban, diretor municipal de acessibilidade e inclusão. O diretor reconheceu que não houve uma boa execução do serviço na região.

Participaram da ação: o Ministério Público do Rio Grande do Sul; a Faders - Acessibilidade e Inclusão; o deputado estadual Sergio Peres; o vereador Alvoni Medina e equipe, responsável por repassar o relatório final à prefeitura; o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE); a Federação de Entidades de Deficientes Físicos (FREDEF); o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA); a Associação de Cegos do RS (ACERGS); e a União dos Cegos do RS (UCERGS).

“A cidade precisa contemplar todas as pessoas, não apenas um segmento como pessoas de um só time ou de uma só religião. Estamos aqui juntos em um só propósito: deixar a cidade mais acessível, mais humana para nós todos”, refletiu Odilon Fernandes, presidente da FREDEF.

Para Roque Bakof, presidente da Faders, além de a visita técnica ser uma forma de apontar soluções para problemas reais, a mobilização dos setores públicos e privados alerta a população para os princípios da acessibilidade e da inclusão, que devem orientar a existência em sociedade.

Veja imagens da ação, neste vídeo de um minuto:

Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão