Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Guaíba define data para Fórum Permanente

Guaíba define data para Fórum Permanente

13/03/2018
O presidente da Faders - Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, recebeu – na tarde desta terça-feira (13) – representantes do município de Guaíba. A vice-prefeita Cleusa Silveira; as vereadoras Cláudia Jardim e Fernanda Garcia; o secretário de comunicação, Pedro Tavares; e a representante da 12ª CRE, Rita Neutzling acertaram com a Fundação detalhes preparatórios para o Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades na região da Costa Doce. A data pré-agendada é 14 de junho.

Durante a reunião também foram abordadas as ações: Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade, Rotas Acessíveis e Patrulha da Acessibilidade.

Bakof atualizou os gestores públicos acerca da direção que o Comitê Gestor do Selo de Acessibilidade está tomando: uma construção conjunta, com o objetivo de ampliar consciências e alcançar os cidadãos. “A ideia é, que chegando a Guaíba, qualquer pessoa saiba reconhecer as condições básicas de acessibilidade”, exemplificou o presidente.

Fernanda, primeira vereadora cadeirante eleita no município, atentou ao aquecimento econômico que o Selo pode representar aos estabelecimentos comerciais. “Dados recentes mostram que caiu a venda de carros, mas aumentou a venda de carros para motoristas ou pessoas com deficiência. O mesmo aconteceu com a hotelaria: pessoas com deficiência viajam e se hospedam cada vez mais. E compram. Quem se adequar, vai ganhar”, disse a vereadora, relatando barreiras que encontra nas lojas e nos supermercados.

Os gestores também buscaram entender em detalhes o funcionamento das Rotas Acessíveis, que visam motivar as pessoas com deficiência a relatarem barreiras em seus trajetos diários e, ao mesmo tempo, motivar as prefeituras a resolverem a questão; e o funcionamento da Patrulha da Acessibilidade, grupo de pessoas com deficiência, familiares, estudantes e geração sênior, que – após capacitação da Faders – estão aptos a auxiliarem os gestores municipais na transformação dos espaços segundo os conceitos de Acessibilidade e Inclusão.

Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão