Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


30/11/2018
Em 1992, o dia 3 de dezembro foi instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Desde então, a data tem sido marcada por ações, reivindicações e divulgação de conquistas de todas as pessoas envolvidas na causa.

Segundo Marilu Mourão, diretora técnica da Faders - Acessibilidade e Inclusão, o Rio Grande do Sul tem o que comemorar. “A Lei Gaúcha da Acessibilidade e Inclusão está para ser votada na Assembleia Legislativa antes do ano novo. E o trabalho sobre o Plano Decenal está a todo vapor”, disse a diretora.

Elaborada de forma transversal, com ampla participação da Faders junto com todos os setores da sociedade, a Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) visa reduzir a relação de assistencialismo do aparato público para PcDs e ampliar o acesso aos processos da administração estadual. A legislação deve servir à promoção de direitos e fortalecimento das estruturas oferecidas a partir da revisão de leis municipais, além de aumentar a participação de conselhos e entidades em todas as esferas.

Já o Plano Decenal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é uma ação inédita no setor, que está sendo elaborada em conjunto por todas as secretarias estaduais, de forma a consolidar uma agenda de Acessibilidade e Inclusão nos 427 municípios gaúchos durante dez anos.

Em função do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em Porto Alegre haverá uma programação promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa).

Confira a programação CLICANDO AQUI.


Fonte: ASCOM/Faders - Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.