Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » FADERS- Acessibilidade e Inclusão realiza o I Fórum Temático “Pessoas com Deficiência no Trabalho: Possibilidades e Desafios”

Público do Evento09/05/2019
A FADERS – Acessibilidade e Inclusão promoveu nesta quinta-feira, 9 de maio, o I Fórum Temático “Pessoas com Deficiência no Trabalho: Possibilidades e Desafios”, no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Além de entidades, fundações e associações, mais de 30 empresas marcaram presença e acompanharam o evento.

Com o objetivo de discutir sobre a garantia de direitos da Pessoa com Deficiência no mundo do trabalho, o Fórum contou com a participação da Dra. Ana Maria Costa, Auditora-Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que trouxe o tema “Lei de Cotas: Balanço e Perspectivas”.
Também participou o Chefe da Divisão de Planejamento e Recursos Humanos da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio Grande Sul, Luiz Antônio de Oliveira abordando a experiência sobre o tema “Estágios em Órgãos Públicos”.
 As questões relacionadas à acessibilidade e às vivências no ambiente de trabalho foram abordadas pelos técnicos da FADERS-Acessibilidade e Inclusão, que esclareceram dúvidas e registraram seus depoimentos.
 Conforme dados do IBGE (2010) 23,91% da população do Brasil, aproximadamente 45.671.221 pessoas, possuem algum tipo de deficiência (intelectual, física, auditiva, visual, mental ou múltipla). No Rio Grande do Sul 23,85 %, ou seja, aproximadamente 2.549.691 pessoas, possuem algum tipo de deficiência.
A legislação Brasileira dispõe de instrumentos que garantem o acesso da PcD no mercado de trabalho, como a Lei de Cotas, a Lei da Aprendizagem, a Lei de Concursos Públicos, a Lei de Estágios, entre outros, considerados como garantia e ampliação de oportunidades para esta população. O Fórum objetivou também discutir sobre a necessidade de capacitar e instrumentalizar as empresas públicas e privadas para receber PcD, a fim de que possam acessar  e permanecer no mundo do trabalho, em iguais condições.
Assim como os demais Fóruns da FADERS - Acessibilidade e Inclusão, o evento é gratuito e regionalizado, buscando atingir todo o Estado. O I Fórum Temático “Pessoas com Deficiência no Trabalho: Possibilidades e Desafios” foi realizado na região Metropolitano Delta do Jacuí (COREDE).

Fonte: ASCOM FADERS- Acessibilidade e Inclusão