Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Seminário Estadual “Protagonismo da Pessoa com Deficiência como Legisladores e Gestores Públicos”

Fotografia da abertura do Seminário - Descrição da esquerda para a direita: tradutora interprete de Libras e mestre de cerimonias; atrás do Mestre de cerimonias estao as bandeiras do Rio grande do Sul, Brasil, Porto Alegre e da Camara de Vereadores. Na mesa de abertura, em frente está uma faixa com o logotipo da FADERS. A mesa está composta pelo Vereador de Porto Alegre, Alvoni Medina, pela coordenadora da coordenadoria da PCD, Marilu Mourão Pereira, pelo Presidente da FADERS- Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, pela representante da Defensoria Pública do RS, Melissa Torres e pela Presidente do COEPEDE, Jussara Muller de Assis. Em frente a mesa estão os acentos com o público presente ao evento.24/08/2019
Na quinta (22/08) ocorreu o Seminário Estadual “Protagonismo da Pessoa com Deficiência como Legisladores e Gestores Públicos”, no Auditório Ana Terra, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Foram realizadas três mesas de discussões e explanações: Mesa de Controle Social, mediada por Marilu Mourão Pereira, coordenadora da coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com a participação de Comitê Brasileiro das Organizações Representativas de Pessoas com Deficiência, Defensoria Pública e COEPEDE; a Mesa do Executivo mediada por Gilberto Kemer assessor da coordenadoria da PcD da SJCDH, com a participação de Adilso Corlassoli (Assessor Técnico da Diretoria Geral de Acessibilidade e Inclusão Social da PMPA de Porto Alegre) e Jair Silveira (Diretor da Diretoria da PcD de Canoas); e a Mesa do Legislativo mediada pelo Presidente da FADERS - Acessibilidade e Inclusão Marquinho Lang, com a participação de Luciano Marcantonio (Vereador de Porto Alegre), César Augusto Scodro (Vereador de Sao Marcos) e Rodrigo Felipe Angonese Costa (Vereador de Veranópolis).
A Mesa de Controle Social trouxe discussões sobre como atuam os órgãos responsáveis por controlar a efetivação das políticas públicas para pessoas com deficiência em âmbito do estado e quais as ações realizadas por esses órgãos no movimento e lutas da PcD.
Já a Mesa do Executivo abordou além da gestão dos recursos, sobre as experiências como gestores com deficiência e principalmente a importância de estarem preparados para realmente atuarem como gestores, com o compromisso de efetivarem ações voltadas as políticas públicas para pessoas com deficiência e não assumirem a gestão somente pelo fato de serem pessoas com deficiência.
A última Mesa de debates, a do Legislativo, discutiu sobre as realidades das cidades, questões relativas à acessibilidade e inclusão e a importância da lei como instrumento de conscientização. Foram abordadas questões como o compromisso e a responsabilidade da atuação dos legisladores e que estes possam ouvir as demandas reais das pessoas com deficiência.
Em cada uma das Mesas os gestores e legisladores puderam expor a sua condição de pessoa com deficiência, a responsabilidade  e a necessidade de garantir os direitos iguais a todos.

Fonte: ASCOM FADERS