Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Carteiras vencidas do passe livre intermunicipal para PcDs são prorrogadas por 90 dias

Cartão com fundo na cor amarelo fraco. No alto, à esquerda, está destacada em vermelho dentro de um quadrado na mesma cor a palavra “atenção”. No alto, à direita, há a imagem de um ônibus branco.

No centro, duas setas destacam as seguintes informações: “Carteiras vencidas do PASSE LIVRE intermunicipal para PcD serão aceitas até o dia 20 de junho”. “O benefício só deve ser utilizado em situações inadiáveis. NÃO SAIA DE CASA se não houver necessidade.

Abaixo, as logomarcas da FADERS e do Governo do Estado, Novas Façanhas na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. 01/04/2020
Presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, recomenda uso do benefício apenas quando deslocamento for inadiável. Carteiras serão aceitas até o dia 20 de junho.

A FADERS Acessibilidade e Inclusão, que faz o encaminhamento do benefício do passe livre para deslocamentos intermunicipais no Rio Grande do Sul para pessoas com deficiência, garantiu a prorrogação da validade de documentos por mais 90 dias. Desta forma, as carteiras com prazo expirado serão aceitas até o dia 20 de junho de 2020. "Para que os beneficiários não ficassem impossibilitados de se deslocar neste período em que o Governo do Estado adota medidas importantes para conter a transmissão da COVID-19 - novo coronavírus, tivemos a iniciativa de prolongar o vencimento das carteiras, o que foi acordado junto à Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI)", diz o presidente Marquinho Lang.

Contudo, Lang alerta que a ampliação da validade não deve servir como incentivo para que o usuário saia de casa. “Pessoas com deficiência fazem parte do grupo de risco, e só devem utilizar o transporte em casos de urgência, como na necessidade de buscar atendimento médico. Mais do que recomendar, nós apelamos para que as PcDs e toda população atendam às recomendações do Governo do Estado e permaneçam em quarentena”, frisa.

A carteira de passe livre para PcDs tem validade por dois anos, e é renovada por igual período, sempre após comprovação de enquadramento nos termos da lei.

Outra ação que segue as medidas do Governo do Estado é a suspensão do atendimento presencial na FADERS. O contato pode ser feito pelos telefones (51) 98417-6036, (51) 98417-7912 e (51) 98594-2857 ou pelo e-mail faders@faders.rs.gov.br.