Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Carteiras vencidas do passe livre intermunicipal para PcDs são prorrogadas por 90 dias

Carteiras vencidas do passe livre intermunicipal para PcDs são prorrogadas por 90 dias


Cartão com fundo na cor amarelo fraco. No alto, à esquerda, está destacada em vermelho dentro de um quadrado na mesma cor a palavra “atenção”. No alto, à direita, há a imagem de um ônibus branco.

No centro, duas setas destacam as seguintes informações: “Carteiras vencidas do PASSE LIVRE intermunicipal para PcD serão aceitas até o dia 20 de junho”. “O benefício só deve ser utilizado em situações inadiáveis. NÃO SAIA DE CASA se não houver necessidade.

Abaixo, as logomarcas da FADERS e do Governo do Estado, Novas Façanhas na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. 01/04/2020
Presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, recomenda uso do benefício apenas quando deslocamento for inadiável. Carteiras serão aceitas até o dia 20 de junho.

A FADERS Acessibilidade e Inclusão, que faz o encaminhamento do benefício do passe livre para deslocamentos intermunicipais no Rio Grande do Sul para pessoas com deficiência, garantiu a prorrogação da validade de documentos por mais 90 dias. Desta forma, as carteiras com prazo expirado serão aceitas até o dia 20 de junho de 2020. "Para que os beneficiários não ficassem impossibilitados de se deslocar neste período em que o Governo do Estado adota medidas importantes para conter a transmissão da COVID-19 - novo coronavírus, tivemos a iniciativa de prolongar o vencimento das carteiras, o que foi acordado junto à Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI)", diz o presidente Marquinho Lang.

Contudo, Lang alerta que a ampliação da validade não deve servir como incentivo para que o usuário saia de casa. “Pessoas com deficiência fazem parte do grupo de risco, e só devem utilizar o transporte em casos de urgência, como na necessidade de buscar atendimento médico. Mais do que recomendar, nós apelamos para que as PcDs e toda população atendam às recomendações do Governo do Estado e permaneçam em quarentena”, frisa.

A carteira de passe livre para PcDs tem validade por dois anos, e é renovada por igual período, sempre após comprovação de enquadramento nos termos da lei.

Outra ação que segue as medidas do Governo do Estado é a suspensão do atendimento presencial na FADERS. O contato pode ser feito pelos telefones (51) 98417-6036, (51) 98417-7912 e (51) 98594-2857 ou pelo e-mail faders@faders.rs.gov.br.






Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.