Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Dia Mundial do Orgulho Autista

Dia Mundial do Orgulho Autista


#PraTodosVerem Cartão com fundo na cor branca. No alto, o título “18 de junho – Dia Mundial do Orgulho Autista”. À esquerda, um mapa do Rio Grande do Sul, composto por peças coloridas de quebra-cabeça. Abaixo, sobre uma transparência formada por quatro peças coloridas de quebra-cabeças, estão as logomarcas da FADERS Acessibilidade e Inclusão e do Governo do Estado, Novas Façanhas na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. À direita, sobre uma transparência formada por quatro peças coloridas de quebra-cabeça, está escrito “Para marcar a data, a FADERS Acessibilidade e Inclusão promoverá entre os dias 29/06 e 07/07 o”. Em letras maiores e na cor vermelha, segue o texto: “Fórum Temático sobre Autismo On-Line”. Abaixo, dentro de um retângulo, está escrito “Inscrições a partir de 22/06 no site www.faders.rs.gov.br

18/06/2020
FADERS Acessibilidade e Inclusão faz Fórum Temático sobre Autismo On-Line para comemorar o Dia Mundial do Orgulho Autista. As inscrições serão abertas no próximo dia 22 e poderão ser feitas no site da FADERS





O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi criado com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. E para comemorar esta data, a FADERS Acessibilidade e Inclusão fará seu primeiro Fórum Temático sobre Autismo On-Line a partir de 29 de junho, na plataforma Google Sala de Aula.
As inscrições poderão ser feitas no site da FADERS a partir do dia 22 de junho. Serão disponibilizadas 250 vagas gratuitas e os inscritos que completarem todo o Fórum receberão certificado.

Pessoa com TEA

Quais as características da pessoa com transtorno do espectro do autismo (TEA)?
As pessoas com TEA tendem a prestar mais atenção aos objetos do que às outras pessoas. Podem passar tempo muito significativo manipulando e observando um objeto e não se interessar pelo ambiente como um todo e tão pouco responder à propostas e/ou contato com o outro.

O que fazer? 
É importante para o desenvolvimento geral que a pessoa com TEA preste mais atenção às outras pessoas.

Como ampliar o interesse? Como fazer para que preste atenção no outro e, ainda, que possa interagir?
Inicialmente é preciso que se saiba no que a pessoa com TEA foca a sua atenção... Observe-a e liste os seus interesses. Observe-a em diversos contextos – em casa e nos diversos espaços. Saiba o que lhe desperta o interesse e também o que possa distraí-lo ou desorganizá-lo.
O ideal é que a pessoa com TEA não permaneça na mesmice – fazer inúmeras vezes a mesma coisa, sem uso criativo, simbólico ou funcional. Não aceite. Compreenda, mas passo a passo, vá introduzindo um novo elemento, fazendo pequenas mudanças, introduzindo também a sua presença. Aos poucos, o repertório de interesses será ampliado e, nas atividades de vida diária, o engajamento será maior.

Participe do Fórum Temático sobre Autismo On-Line - 29/06
Inscrições a partir de 22/06 pelo www.faders.rs.gov.br
Vagas Limitadas!
Evento Gratuito com certificado 

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.