Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Encontro Virtual do Grupo de Pais – Altas Habilidades/Superdotação - debateu “Altas Habilidades/Superdotação na Infância”

#PraTodosVerem Cartão com uma janela na cor cinza ao fundo e o desenho de um notebook em primeiro plano, apoiado sobre uma base marrom. Na tela, as fotos de homens e mulheres que participam do Encontro Virtual de Pais. No alto, em um quadrado na cor amarela, está escrito em vermelho Encontro Virtual de pais de Altas Habilidades e Superdotação. À direita do desenho do notebook, as logomarcas da FADERS Acessibilidade e Inclusão e do Governo do Estado, Novas Façanhas na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
21/07/2020
Terceira edição virtual do encontro promovido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão teve a participação da professora da UFSM, Nara Joyce Vieira

O Encontro Virtual de Pais de Altas Habilidades e Superdotação teve, no último dia 15, a sua terceira edição. Coordenado e mediado pela Mestre em Educação e analista técnica do Serviço de Educação, Capacitação e Ajudas Técnicas (SECAT) da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Larice Bonato Germani, e contando com a parceria da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD), por meio da presidente Lexandra Rodrigues e vice-presidente Lúcia Lamb, desta vez teve a participação da Drª Nara Joyce Vieira, docente da Universidade Federal de Santa Maria, e o tema foi “Altas Habilidades/Superdotação na Infância”. Participaram pais oriundos de diversos municípios gaúchos, e alguns de fora do Estado, como Brasília, Roraima e Santa Catarina
 O Grupo de Pais se reúne, desde 2019 com o objetivo de promover a informação, a orientação e a troca de experiências sobre seus filhos com Altas Habilidades/Superdotação. Com as alterações nas relações sociais, provocadas pela pandemia de Covid-19, buscou-se, como alternativa, a realização de encontros por plataformas on-line. De acordo com a coordenadora, Larice Bonato Germani, a iniciativa foi muito bem recebida pelas famílias. “O feedback está excelente. Os pais e a AGAAHSD, relatam que os encontros possibilitaram informações e trocas enriquecedores quanto às AH/SD e reafirmam que se mantenha os encontros virtuais durante a pandemia, e talvez, pós-pandemia, no novo normal, para atingir um público ainda maior”, afirma. “Além de receberem orientações sobre identificação, educação socioemocional, e inclusão socioeducacional, os pais têm a oportunidade de trocarem entre si experiências e conhecimentos em relação aos seus filhos com Altas Habilidades/Superdotação, e esse é o objetivo que se deseja alcançar como profissional. Os pais se sentem apoiados no grupo, e percebem que não estão sozinhos diante dos desafios relacionados às características, à parentalidade e à inclusão escolar nas Altas Habilidades/Superdotação”, completa.
 No dia 10 de agosto, será comemorado o dia da Superdotação, e a FADERS Acessibilidade e Inclusão realizará nova ação nas Altas Habilidades/Superdotação.