Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » I Fórum Permanente Virtual da Política Pública para PcD e PcAH reúne participantes de 62 municípios

#PraTodosVerem Cartão com fundo cinza. No alto, quatro linhas curvas, duas em azul escuro e duas na cor amarela, simulam o mapa do Rio Grande do Sul, com a águia símbolo da FADERS na parte direita. Ao Centro do mapa, diz Fórum Permanente Virtual das Políticas Públicas para PcD e PcAH. Ao lado do mapa, as logomarcas da FADERS Acessibilidade e Inclusão e do Governo do Estado, Novas Façanhas na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Abaixo, o desenho de um notebook, com um print do Fórum que mostra nove janelas, cada uma com um dos participante do Fórum.25/09/2020
Com mais de 20 anos e 176 edições já realizadas presencialmente, tradicional Fórum Permanente promovido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão ganhou edição virtual e teve avaliação positiva

Foi realizado, na quinta-feira (25), a primeira edição virtual do Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e para Pessoas com Altas Habilidades. Idealizado pela equipe técnica da FADERS Acessibilidade e Inclusão para romper as barreiras impostas pelas necessárias medidas de proteção à Covid-19, o Fórum teve grande adesão e avaliação bastante positiva.
Na abertura, o presidente da FADERS, Marquinho Lang, ressaltou o trabalho desenvolvido pela instituição mesmo com a impossibilidade de promover eventos presenciais. “A FADERS Acessibilidade e Inclusão trabalhou muito para disponibilizar alternativas, como o que nos propomos na Semana da Pessoa com Deficiência, ‘O Distanciamento que aproxima com Acessibilidade e Inclusão’. Este Fórum não traz a mesma alegria do momento, pois eu gostaria de estar nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), participar ativamente, cumprimentar a todos, abraçar, falar olhando nos olhos. Mas todos tivemos que nos adaptar, e estamos levando capacitações, cursos, debates para dentro das casas das pessoas”, afirmou.
A diretora técnica da FADERS, Ana Flávia Becker Rigueira, frisou que, mesmo com a impossibilidade de realizar eventos presenciais, a FADERS segue cumprindo seu papel de articular políticas públicas para PcD e PcAH. “Desde 1999, a FADERS promove o Fórum Permanente, com o objetivo de debater e propor alternativas para implementação e monitoramento das politicas públicas destinadas a Pessoa com Deficiência e à Pessoa com Altas Habilidades. Todos os anos, são realizadas 10 edições em diferentes regiões, e iniciaríamos em 2020 com a 177ª edição. Impossibilitados de realizar o fórum presencial, a FADERS vem articular a continuidade da implementação e o fortalecimento das politicas públicas em seus municípios através desta edição virtual”, ressaltou.
Participaram também da abertura a coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marilu Mourão Pereira, representando a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos;  a assistente social da Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS), Elisete Ribeiro Lopes; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Jussara Muller de Assis; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Saúde e Proteção Social do Ministério Publico, procuradora de Justiça Dra. Ângela Salton Rotunno , representando o Procurador Geral de Justiça do Estado Dr. Fabiano Dallazen; e a presidente da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidade e Superdotação (AGAAHSD),  Lexandra Rodrigues.
Avaliação positiva – Ao todo, participaram 167 pessoas, representando 61 municípios gaúchos de 22 Coredes diferentes, além de um representante do Governo da Paraíba. De acordo com as coordenadoras de Políticas Públicas e de Pesquisa da FADERS, Jaqueline Da Silva Rosa e Andréa Asti Severo, responsáveis pela realização do Fórum Permanente, esta primeira edição virtual cumpriu com a proposta original de articular políticas públicas para PcD e PcAH. “Foi um Fórum muito positivo por ter tido um número significativo de municípios e um número significativo de representantes públicos atingindo às diversas secretarias municipais, como Educação, Saúde e Assistência Social, contemplando as políticas setoriais que são abordadas no Fórum. Entre elas, a prioridade do atendimento da PcD e da PcAH na saúde e na assistência social, e a importância de atingir o estudante com deficiência no ensino remoto”, afirma Jaqueline da Silva Rosa.
A partir do Fórum, o trabalho de monitoramento dos municípios seguirá realizado na FADERS. “A partir do Fórum Virtual, os participantes poderão participar do Mapeamento Municipal e Regional sobre a Acessibilidade e Inclusão, uma pesquisa que reúne dados que envolvem transversalmente as secretarias locais, e que nos dará subsídios para as próximas ações”, complementa Andréa Asti Severo.