Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » FADERS Acessibilidade e Inclusão realiza aula inaugural da capacitação para novo sistema digital do Passe Livre

#PraTodosVerem Cartão com fundo branco. No alto, o título Capacitação sobre o Sistema de Passe Livre Intermunicipal para Pessoa com Deficiência. Ocupando a maior parte do cartão, o desenho de um notebook, em cuja tela está uma foto com várias telas quadriculadas, algumas com a imagem de pessoas, outras apenas com um círculo com a inicial do nome de cada participante. No rodapé, as logomarcas do Passe Livre Intermunicipal Para Pessoa com Deficiência, da FADERS Acessibilidade e Inclusão e do Governo RS, Novas Façanhas na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
13/10/2020
Nesta primeira edição, servidores de 231 municípios gaúchos receberão treinamento para o uso do sistema, que tem como objetivo agilizar a concessão e renovação de benefícios para pessoas com deficiência

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (13), a aula inaugural virtual da capacitação do novo sistema digital do Passe Livre Intermunicipal para a Pessoa com Deficiência. O curso, organizado pela FADERS Acessibilidade e Inclusão, ocorre até o próximo dia 23 e reúne servidores de Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de 231 municípios do Estado, que receberão instruções sobre como encaminhar digitalmente a documentação das solicitações dos benefícios.
De acordo com o presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, a implantação do novo sistema é um grande avanço, e que só é possível graças a parceria com os CRAS e CREAS. “Antes deste sistema, os municípios tinham que mandar toda a documentação num envelope pelo correio e, muitas vezes, até por algum motorista que passaria por Porto Alegre. Acabava sendo um processo lento. Agora, depois de meses de muito trabalho, temos um sistema seguro, rápido, todo digital, e que vai beneficiar o usuário. E, para isso funcionar bem, o trabalho dos servidores dos CRAS e dos CREAS será fundamental”, valorizou.
Na mesma linha, a diretora técnica da FADERS, Ana Flávia Beckel Rigueira, destacou que o novo sistema é a consolidação de um antigo projeto. “Há anos a FADERS analisava essa possibilidade de agilizar o trabalho para que pudéssemos atender o usuário com ainda mais qualidade e respeito. Com o esforço e o empenho de cada um da instituição, conseguimos atingir esse nosso objetivo”, afirmou.
Como as vagas para a capacitação esgotaram rapidamente e ainda há grande procura, uma nova edição já está sendo programada pela equipe técnica da FADERS.