Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Iniciada capacitação da segunda turma do Sistema de Passe Livre Intermunicipal

Iniciada capacitação da segunda turma do Sistema de Passe Livre Intermunicipal

#PraTodosVerem Instantâneo da tela do computador durante a abertura da Capacitação do Sistema do Passe Livre Intermunicipal. São 16 janelas com a imagem de homens e mulheres. Com seis janelas nas duas primeiras linhas e quatro na última.
17/11/2020
Curso promovido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão tem o objetivo de preparar servidores municipais para operar novo sistema digital a fim de encaminhar os benefícios para pessoas com deficiência

Iniciaram nesta terça-feira (17), as aulas da segunda turma da Capacitação do Sistema de Passe Livre Intermunicipal para Pessoa com Deficiência. Promovido pela FADERS Acessibilidade e Inclusão, o curso prepara os servidores municipais ligados à Assistência Social para operar o novo sistema digital, que tem a finalidade de encaminhar os documentos necessários para que as PcDs possam obter o benefício do passe livre intermunicipal.
A partir do sistema, não é mais necessário o envio de documentos físicos para a análise da FADERS. As pessoas com deficiência ou seus representantes devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde são preenchidos os formulários e os documentos são digitalizados, processo este que reduz significativamente a demora para a obtenção do benefício.
Nesta edição, participam servidores de 197 municípios de todas as regiões do Estado. Em sua saudação, o presidente da FADERS, Marquinho Lang, valorizou a parceria dos CRAS, que é fundamental para a concretização deste novo modelo. “Esta capacitação marca um novo momento da Faders, em que estamos avançando consideravelmente em relação ao passe livre digital, dando agilidade ao nosso trabalho e com total segurança em meio a pandemia que estamos enfrentando. E os CRAS são fundamentais, já que é nos municípios que as pessoas mais necessitadas procuram ajuda. Então contem sempre com a Faders, assim como a Faders conta com vocês para a realização desse trabalho”, afirmou.
A diretora técnica da FADERS, Ana Flávia Beckel Rigueira, garantiu que a instituição seguirá promovendo cursos de capacitação até que todos os municípios sejam contemplados. “O nosso trabalho é estar junto aos municípios. Este sistema já era um desejo antigo da Faders para que nós tivéssemos essa facilidade no encaminhamento do passe livre intermunicipal, com celeridade e garantia da lisura no processo. Cada um de vocês é nosso parceiro no trabalho de garantir o direito para as pessoas com deficiência nos seus municípios”, salientou.
O secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, elogiou os servidores dos CRAS por serem pessoas vocacionadas a trabalhar no serviço público. “A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, junto com a Faders tem feito todos os esforços para atender da melhor forma possível não só as pessoas, mas também as instituições. A gente sabe as dificuldades que vocês enfrentam diariamente nos CRAS, e a dificuldade não é diferente da nossa. Pelo esforço, dedicação, carinho, só está no CRAS, só está na Faders, só está na Secretaria uma pessoa que tem vocação, uma pessoa que acredita que basta salvar uma vida para fazer a diferença, e quem acredita nisso está disposto a passar por todo tipo de dificuldade, de todo tipo de desafio para pode entregar para a sociedade um serviço público de qualidade e mais eficiente”, frisou.