Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Semana Estadual da Pessoa com Deficiência » Apresentação e Convite

"Conviver é acolher as diferenças!"
XXII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência


Ao cumprimentá-lo (a), temos a grata satisfação em convidá-lo (a) para prestigiar as atividades da XXII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, a realizar-se nos dias 21 a 28 de agosto de 2016.

O tema escolhido para a Semana neste ano é "Conviver é acolher as diferenças” , onde trabalhamos sob o conceito de que a Acessibilidade e a Inclusão sejam entendidas como um valor evolutivo e humano de convivência em sociedade, através do qual colocamos em foco a busca do protagonismo e autonomia das pessoas com deficiência.

Esta visão da importância do "protagonismo" será enfatizada com uma ampla programação, onde durante toda a semana, entre 21 e 28 de agosto de 2016, teremos a atuação da Pessoa com Deficiência vista sob um foco específico em cada dia, pelo viés do Esporte, da Cultura, da Saúde, do Trabalho e Empreendedorismo e da Educação.

Programação:

Dia 21/08/2016: Dia da Visibilidade, onde Pessoas com Deficiência e Associações estarão ocupando espaços com circulação de público, e assim proclamando a Semana e divulgando a sua programação. A atividade será realizada em três Shoppings Centers da Capital: Shopping Bourbon Wallig, Shopping Total, Shopping Barra Sul, das 14 às 20 horas.

• Abertura do jogo entre INTERNACIONAL X SÃO PAULO, com a participação de Pessoas com Deficiência a serem encaminhadas pela FADERS – Acessibilidade e Inclusão.


Dia 22/08/2016: Cerimônia de Abertura da XXII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, às 10 horas, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini – (Praça Marechal Deodoro s/n, Centro Histórico, Porto Alegre, RS).


• V Seminário de Inclusão e Acessibilidade – Programação com Sessão de Cinema Acessível a partir das 13h30, além de apresentações artísticas e debates. A programação é organizada pelo Tribunal de Justiça em parceria com o COMDEPA. ( Auditório Osvaldo Stefanello, na sede do Tribunal de Justiça
- TJ - Palácio da Justiça, Praça Marechal Deodoro, 55, Centro, Porto Alegre, RS)


Dia 23/08/2016: Seminário Deficiência Psicossocial e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência, das 8:30 às 17 horas, no Auditório Romildo Bolzan do Tribunal de Contas do Estado TCE-RS (Rua 7 de Setembro, 388, Centro Histórico, Porto Alegre, RS)

• Evento coordenado pela Superintendência Regional do Trabalho, FADERS, COMDEPA e demais parceiros.


Dia 24/08/2016: Festival Paralímpico, das 9 às 17 horas, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo- (CETE Rua Gonçalves Dias, 628, Menino de Deus, Porto Alegre, RS).

• Modalidades: Atletismo, Basquete em cadeira de rodas, Bocha, Goalball, Judô, Tênis de Mesa, e Voleibol Sentado.


Dia 25/08/2016: Avanços e Desafios da Rede de Reabilitação da Pessoa com Deficiência – Década das Américas, das 8:30 às 17 horas, no Auditório Osvaldo Stefanello, na sede do Tribunal de Justiça – TJ - Palácio da Justiça, (Praça Marechal Deodoro, 55, Centro, Porto Alegre, RS).


Dia 26/08/2016: Avanços e Desafios na Educação Inclusiva, das 8h30 às 17 horas
no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF (Avenida Borges de Medeiros, 1501, Centro Histórico, Porto Alegre, RS).


Dia 27/08/2016: Dia da Convivência, quando as Pessoas com Deficiência, os seus familiares e os representantes das Associações e Entidades das diversas áreas (Deficiência: Física, Auditiva, Visual, Intelectual,,,) terão a oportunidade de trocar experiências, conhecer as diferentes realidades e as atividades desenvolvidas pelas associações, e principalmente conviver, que é o conceito pretendido como razão para a acessibilidade e a inclusão, das 14 às 17 horas, (Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, Av. Loureiro da Silva, 255, 3º andar, Porto Alegre,RS)


Dia 28/08/2016: Cultura “Diversidade em Cena”, das 14 às 18 horas, na Casa de

Cultura Mário Quintana,( Rua dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre ,RS).


• Abertura do jogo entre GRÊMIO X ATLÉTICO – MG, com a participação de Pessoas com Deficiência a serem encaminhadas pela FADERS – Acessibilidade e Inclusão.


Entre os parceiros da realização da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência estão: TJ/RS; TCE/RS; PGE; Secretarias de Estado (Educação, Saúde, Justiça e dos Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer): COEPEDE, COMDEPA, SMACIS, Superintendência Regional do Trabalho; Ulbra-Canoas, Interabilita, Conexão Solidária, Instituto Autismo & Vida, Assistiva Tecnologia e Educação, ACELB, ACERGS, FDRH, AFAD e várias entidades e associações representativas do setor, (relação está constando na programação), sendo da motivação dos coordenadores acolher o maior número de entidades e incluí-las na programação e nas atividades da Semana.


Fraternalmente.

Roque Bakof
Presidente da FADERS - Acessibilidade e Inclusão
Porto Alegre, RS




Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.