Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Serviços » Cursos, Palestras, Seminários, Eventos

ROLEZINHO DE SKATE ACESSÍVEL NO EDUCANDÁRIO - 25/8 -

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COM ATIVIDADES DE INCLUSÃO E DIVERSÃO NO EDUCANDÁRIO SÃO JOÃO BATISTA

No dia 25 de agosto, sábado, das 8h às 12h na sede do centro de reabilitação e escola especial filantrópica Educandário São João Batista – Rua Tenente Cel. Mário Doernte, 200, Ipanema em Porto Alegre promove para seus pacientes e alunos Rolezinho Divertido de Skate Acessível. A skaterapia adotada pela instituição ano passado como um plus nos atendimentos gratuitos de fisioterapia vem ganhando destaque na comunidade, tanto que o Atleta gaúcho Campeão brasileiro de Skate César Gordo, apoiando esta iniciativa doou os materiais para que a empresa especializada em pistas de skates, Spote Skate Parks, desenvolvesse uma pista adaptada pela uso do Educandário. O Skate que a partir da próxima Olimpíada será incluído como esporte olímpico é considerando um dos esportes mais inclusivos do momento, por oportunizar que pessoas de diferentes idades e de ambos os sexos possam pratica-lo. E para os cadeirantes que já andam sobre rodinhas, os 4 eixos do skate proporcionam além de inclusão, uma sensação de liberdade e adrenalina que transformam dificuldades em sorrisos.

Para os terapeutas do Educandário São João Batista, o skate somou muito às terapias, uma vez que deu aos seus pacientes e alunos um importante ganho na autoestima refletida em resultados físicos. “ Percebemos que equilíbrio, força, resistência e principalmente o bem estar vivenciado durante a diversão são elementos fundamentais para a habilitação e reabilitação dos pacientes” explica Francine Bonalume, Coordenadora da Fisioterapia do Educandário. O projeto que ainda está em fase inicial precisa de apoio, um dos sonhos da entidade é construir uma pista de concreto com área de integração nos fundos da sede, mas faltam recursos. “Já temos o projeto da pista de skate desenvolvido pela Spot Skate Parks, faltam os recursos, parceiros para realiza-lo, mas estamos esperançosos, pois o skate acessível já venceu muitas barreiras” Comenta, Eveline Borges Streck, Presidente Voluntária do Educandário.

Interessados em participar do evento devem ligar para 51 3246-5655, a atividade estará aberta à comunidade com foco no atendimento dos pacientes e alunos da instituição. Além de skate acessível, cama elástica, piscina de bolinhas, chantala para bebês no setor de estimulação precoce e outras ações visam tirar as crianças e adolescentes com deficiências da entidade da rotina celebrando a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O Educandário estará aberto durante todo sábado até às 17h, por isso, após o encerramento das atividades do turno da manhã a entidade abre suas portas ao voluntariado, pedindo ajuda para o MUTIRÃO DE TAMPINHAS – Separação de Tampinhas de Plástico por cor. A instituição junta e vende tampinhas de plástico para o programa sócio ambiental Tampinha Legal para angariar fundos que ajudem-na a custear o tratamento e educação que oferece gratuitamente para 180 crianças e jovens com deficiências.

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.