Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Serviços » Cursos, Palestras, Seminários, Eventos

Chamamento de voluntários para trabalhar com briquedos adaptados - 4/12 -

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEPA, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Coordenadoria Geral de Acessibilidade e Inclusão Social tiveram a iniciativa de se unir ao projeto 'Mil brinquedos, Mil Sorrissos. BR' encabeçado pela UFRGS/PROREXT e Feevale aqui no Brasil.

A ideia é fomentar ainda mais a permanência e crescimento deste importante projeto que visa a captação, adaptação e entrega de brinquedos adaptados para crianças com deficiência, garantindo-as o direito de vivenciarem a atividade lúdica e situações de brincadeira com outras crianças e/ou individualmente, favorecendo a sua inclusão na sociedade.

O brincar é promotor de muitas descobertas. Quando executado em grupo promove que uns descubram o outro promovendo uma socialização saudável, exercita novas habilidades tanto a nível motor, cognitivo e afetivo, cria vínculos, etc.

Porém, crianças que possuem algum tipo de deficiência, cada uma com sua peculiaridade e gravidade, confrontam-se com barreiras que as impedem de usufruir do recurso lúdico, e assim vivenciar estes momentos e os ganhos que ele proporciona.

A fase de captação de brinquedos para as entregas deste ano já foi realizada e irão contemplar 4 abrigos de Porto Alegre, estes que foram selecionados pelo Ministérios Público do RS via Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude:

- ABRIGO CÔNEGO PAULO NADAL
- CASA DO MENINO JESUS DE PRAGA
- CASA ABRIGO SANTA RITA DE CÁSSIA
- INSTITUTO DE AMPARO AO EXCEPCIONAL - INAMEX

Agora, teremos a fase de adaptação, onde precisa-se recrutar voluntários para receberem capacitação e estarem adaptando estes brinquedos. Os voluntários serão treinados pela equipe do projeto 'Mil brinquedos, Mil Sorrisos. BR' da UFRGS/PROREXT e Feevale com o apoio da Assistiva Tecnologia.

Todos são muito bem-vindos, precisamos montar um time para contribuirmos com esta ação super especial.

Esta capacitação também visa contribuir com pais, cuidadores e profissionais, para que possam estar adaptando recursos lúdicos sozinhos, posteriormente.

Quem tiver interesse em se voluntariar, favor enviar e-mail para leonardo.bastianello@portoalegre.rs.gov.br, enviando seu nome completo e telefone para contato.

Estaremos encaminhando as datas das oficinas assim que definidas.

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.