Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Serviços » Eventos da FADERS

Festival de Futsal para Atletas com Síndrome de Down - 26/03

Data: 26 de março, das 9h às 17h

Local: Centro Abrigado Zona Norte - Cazon (Rua Joaquim Silveira, 200).

- Podem participar atletas com Síndrome de Down nascidos até 2006 (com idade mínima de 14 anos). - Cada entidade poderá inscrever até duas equipes.
- Atletas avulsos também podem ser inscritos, a fim de compor alguma das equipes.

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail separadesporto2019@yahoo.com até o próximo dia 23. A FICHA DE INSCRIÇÃO está em anexo. Segue o REGULAMENTO.


REGULAMENTO GERAL

Art. 1° -O FESTIVAL DE FUTSAL PARA ATLETAS COM SÍNDROME DE DOWN é promovido, organizado e realizado pela FADERS ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO, com apoio entidades esportivas e cursos de educação física.

Art. 2° - São objetivos do FESTIVAL DE FUTSAL PARA ATLETAS COM SÍNDROME DE DOWN:
Oportunizar, incentivar e desenvolver prática desportiva do Futebol de Salão em formato de participação através do intercâmbio esportivo da modalidade.

Das Inscrições:

Art.3º As inscrições serão realizadas através do site www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br no período de 04 a 23/03/2020.
PARÁGRAFO PRIMEIRO: Data de realização será dia 26/03/2020(quinta-feira) das 09h às 17h.
PARÁGRAFO SEGUNDO: O local de realização do Festival de FutSal para atletas com SD será no Centro Ocupacional Zona Norte – Cazon- Rua Joaquim Silveira, 200 – Bairro São Sebastião – Porto Alegre
Art. 4° - Poderão participar do FESTIVAL DE FUTSAL PARA ATLETAS COM SÍNDROME DE DOWN atletas com Síndrome de Down nascidos até 2006 (idade mínima 14 anos).
PARÁGRAFO 1° - Cada entidade poderá inscrever até 02 (duas) equipes divididas em A e B.
Art. 5° - Um atleta não poderá fazer parte de duas ou mais equipes.
 § 1° - Em caso de atleta inscrito por mais de uma entidade, ele deverá optar por uma das equipes em que tiver inscrito, antes do primeiro jogo de qualquer uma delas.
Parágrafo Único – Serão considerados, para efeito de inscrição e participação, apresentado antes de cada jogo, os seguintes documentos;
a) Carteira de identidade
                             
                              Das Equipes

Art.6º - Poderão ser inscritos até 08 (dez) atletas do gênero masculino e 02 (duas) atletas do gênero feminino.
PARÁGRAFO 1: Cada Equipe deve INSCREVER no MÍNIMO 01 (uma) atleta do gênero Feminino.
PARÁGRAFO 2º: Por tratar-se de um Festival de FutSal, no decorrer da partida TODOS (AS) ATLETAS DEVEM jogar no mínimo 05 minutos.
PARÁGRAFO 3º: Poderão inscrever-se atletas com Síndrome de Down avulsos do gênero masculino e feminino para compor as equipes no dia do Festival de FutSal.

                        Da Premiação
Art. 7° - Serão conferidas medalhas de participação a todas as equipes e troféus de 1º,2º e 3º lugar.

                        Das Disposições Gerais

Art.8º- A competição de Futsal será realizada de acordo com normas e regras oficiais, previstas pela Confederação Brasileira de Futsal, e o que dispuserem os Regulamentos Geral e Técnico da Competição.
Art. 9º - Os jogos serão realizados nos horários e locais determinados pela Comissão Técnica, sendo que haverá tolerância de 10 (dez) minutos para o início do primeiro jogo do período; os subsequentes terão início imediatamente após o término do jogo anterior da Programação Geral.
Art.10 - Poderão permanecer no banco 03 (três) membros da Delegação, sendo 01 (um) Profissional de Educação Física, 01(um) Assistente Técnico, 01(um) representante da área da saúde e os atletas inscritos.
Art. 11º - A duração do jogo será de 02 tempos de 10 minutos corridos.
Art. 12º- A bola adotada será a oficial de acordo com as normas internacionais.
PARÁGRAFO ÚNICO: Cada equipe poderá apresentar uma bola em condições de jogo; caso não haja consenso entre as equipes, a bola utilizada será oferecida pela Coordenação.
Art. 13º- A equipe deverá estar uniformizada e suas camisas numeradas.
PARÁGRAFO ÚNICO: Todo dirigente, quando estiver no “banco de reservas” de sua equipe ou na “área de competição”, deverá usar trajes esportivos de acordo com a ocasião.
Art.14º - O número de faltas coletivas será de 05 (cinco). A partir da 6ª (sexta) falta, será cobrado tiro livre direto, no decorrer da partida inteira.
Art. 15º - Em caso de empate ao final da partida (20 minutos) será cobrado 02 penalidades máximas pelas jogadoras do gênero feminino.
PARÁGRAFO ÚNICO - Persistindo ainda o empate, serão cobradas séries de 01 (uma) penalidade máxima (tantas quantas forem necessárias) por atletas do gênero feminino, em sistema alternado entre as equipes, até que se possa apontar um vencedor.
Art. 16º - O professor - técnico ou atleta que receber cartão vermelho estará automaticamente suspenso por uma partida. Na reincidência, dependendo do motivo da expulsão (conduta anti -desportiva, agressão física, desacato à arbitragem...), será relatado em súmula pelo árbitro e não poderá ficar no local dos jogos (ginásio).
PARÁGRAFO PRIMEIRO: Se o mesmo atleta ou professor, em determinado momento da competição acumular 03 (três) cartões amarelos, deverá, obrigatoriamente, cumprir suspensão automática de 01 (uma) partida.
 
Art. 18º- O atleta poderá completar a equipe a qualquer momento da partida, se estiver inscrito em súmula, mediante apresentação à mesa com sua respectiva documentação (Carteira de Identidade e Crachá).
Art.19º - A ARBITRAGEM TERÁ CARÁTER EDUCATIVO.
Art. 20º - A Faders Acessibilidade e Inclusão fornecerá no dia 26/03/2020 lanche no período da manhã e tarde para todos os componentes das equipes.
PARÁGRAFO PRIMEIRO – O almoço é de responsabilidade e por conta das equipes participantes.
Art.21º - Após preenchimento da Ficha de Inscrição enviar para e-mail:
                            separadesporto2019@yahoo.com
Art. 22º- Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação da Modalidade e/ou Comissão Técnica.



1583420013FICHA_INSCRICAO_FUTSAL_PARA_PESSOAS_COM_SINDROME_DE_DOWN_2020_Oficial_com_correcoes.doc

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.