Você está em: Página Principal » Serviços » Acessibilidade
Recursos Especiais aos Deficientes Visuais - Biblioteca Pública do Estado
Acessibilidade é política permanente na Biblioteca Pública
A Biblioteca Pública do Estado, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, disponibiliza aos deficientes visuais recursos especiais de alta tecnologia, para que tenham acesso às fontes de informação e conhecimento. Além do acervo em Braille e Audioteca, vem editando livros de autores gaúchos em Braille.
Musicografia Braille
A partir do respeito com a diversidade e a diferença e o compromisso com o resgate da cidadania, disponibiliza ainda cursos anuais de Introdução à Musicografia Braille para professores de música. Este curso se viabiliza através de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, com a participação do professor e pianista Angelin Loro e da professora Marli Bion. Uma atuação que permite a abertura de novos caminhos para a inclusão de crianças e adolescentes cegos no mundo da música.
Leitura e Escrita Braille
Está em andamento ainda o Curso de Leitura e Escrita Braille para pedagogos, bibliotecários, estagiários (estudantes) e comunidade, cuja conclusão está prevista para 19 de dezembro.
Saraus
A cada dois meses o Sarau Poético Musical Braille reúne a comunidade literária, motivando a participação das pessoas cegas ou de baixa visão à leitura e interpretação de textos poéticos e prosas escolhidas. Neste ano foram enfocados Mario Quintana, Machado de Assis e outros autores.
Lúdio de Natal
Para fechar a agenda de 2008, ocorrerá em dezembro o Lúdio de Natal, uma celebração musical destinada a reunir a comunidade e valorizar as pessoas com deficiência visual.
Onde funciona
O Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado funciona no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736) de terça a sexta das 9 às 19 e aos sábados das 14 às 18 horas.
(Informações fornecidas pela Assessoria de Imprensa da BPE)